Na tarde desta terça-feira (04/11), a Guarnição de Serviço do Núcleo da Polícia Militar de Itanhangá foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária Municipal sobre a entrada de dois pacientes no Centro Integrado de Saúde (CIS), apresentando sintomas de náuseas, vômitos intensos e dor no peito.
Um dos pacientes evoluiu para quadro de falta de ar e cegueira temporária, levantando suspeita de intoxicação por metanol. O paciente em estado mais grave e o outro com sintomas mais fracos, foram encaminhados imediatamente ao Hospital Regional de Sorriso – MT, onde receberam atendimento especializado.
Informações recebidas pelo Site ITA Notícias, relatam que as vítimas são sogra e genro, ele está internado com quadro estável, porém requer muito cuidado, ela está entubada na UTI.
Destaca-se a rápida atuação e eficiência da equipe médica local, que identificou prontamente os sintomas e levantou a suspeita de intoxicação, permitindo a adoção imediata das medidas médicas e preventivas necessárias. Durante entrevista no CIS, a vítima F.G., 26 anos, relatou ter adquirido, no último sábado, uma garrafa de whisky da marca Ballantine’s (1 litro) em um supermercado local, informando que os sintomas surgiram após o consumo da referida bebida.
Com base nas informações repassadas, a equipe policial, acompanhada por agentes da Vigilância Sanitária Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, deslocou-se até o estabelecimento citado, onde foi realizada fiscalização e apreensão preventiva das bebidas suspeitas, onde foi constatado que as embalagens da referida bebida, tinha número de lote e datas de fabricação e vencimento diferentes uma das outras.
No comércio, o responsável pelo supermercado declarou ter adquirido uma caixa contendo 12 unidades da referida bebida junto a uma distribuidora sediada em Várzea Grande – MT.
Durante a ação, foram apreendidos 10 (dez) litros de whisky Ballantine’s, remanescentes da referida compra, os quais foram encaminhados para análise pericial e demais providências legais. A ação conjunta entre o Núcleo da Polícia Militar de Itanhangá, a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde resultou em resposta rápida e eficiente, tanto na identificação e recolhimento dos produtos suspeitos, quanto na prevenção de novos casos e na colaboração para o esclarecimento da possível origem do produto adulterado.
produtos apreendidos, bem como toda a documentação pertinente, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Tapurah – MT, para adoção das medidas cabíveis e continuidade das investigações.


