O ex-governador Mauro Mendes (União) afirmou, nesta terça-feira (26), que o senador Wellington Fagundes (PL) agiu com “cara de pau” ao criticar a decisão do Governo de Mato Grosso de reassumir a MT-170, no noroeste do estado. Segundo Mendes, o parlamentar teve influência direta sobre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante anos e não conseguiu tirar do papel as obras da antiga BR-174.
“Vocês vão ver um exemplo de um político cara de pau e que não tem respeito nenhum com a população do nosso Estado”, disparou o ex-governador ao exibir a fala de Wellington criticando o Governo do Estado.
A declaração foi uma resposta direta ao senador, que havia classificado como “um erro” a decisão do Executivo, ainda na gestão de Mendes, de reassumir a rodovia que liga Juína a Colniza, passando por Castanheira, Juruena e Aripuanã, em um trecho de mais de 270 quilômetros.
Mendes lembrou que a via era estadual e foi federalizada em 2008 por influência de Wellington, quando passou a se chamar BR-174, sob a justificativa de que Mato Grosso não teria capacidade financeira para executar as obras.
De acordo com o ex-governador, a rodovia ficou sob responsabilidade do DNIT por 14 anos sem avanços concretos. Em 2022, o Governo do Estado decidiu reassumir a estrada e iniciou a pavimentação, com mais de 200 quilômetros já concluídos.
“Durante esses 14 anos, o que aconteceu na prática com esta BR-174 foi um total abandono: atoleiro, desespero das pessoas que chegavam a demorar ali vários dias, 10 horas, 11 horas para atravessar essa estrada em péssimas condições. O Governo Federal durante 14 anos que teve essa rodovia na sua mão não conseguiu fazer absolutamente nada”, afirmou.
Mendes também afirmou que Wellington tinha forte influência política dentro do DNIT e questionou a falta de resultados durante o período em que a rodovia esteve sob gestão federal.
“Wellington Fagundes foi deputado federal por cinco ou seis mandatos, está no segundo mandato de senador e durante muitos anos ele mandou no DNIT. Era ele que nomeava os representantes do Governo Federal aqui. E por que nada mudou?”, questionou.
O ex-governador reconheceu que uma das empreiteiras responsáveis pelas obras enfrenta problemas de execução, mas disse confiar que o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, irão tomar as providências necessárias.
Mendes ainda citou a estadualização da BR-163 como exemplo da capacidade do Governo do Estado em assumir obras federais consideradas travadas.
“Já entregamos mais de 200 quilômetros de duplicação da BR-163. Será que o senador Wellington considera isso também um erro? Salvar a vida das pessoas, melhorar aquela região inteira?”.
O ex-governador também rebateu a fala de Wellington que classificou como “irresponsabilidade” a proposta do Governo do Estado de assumir as obras da BR-158, na região do Araguaia.
“Irresponsabilidade é o que o senhor está falando, criticando aquilo que é bom para a população. Será por quê? Será por quê que o senhor está falando isso agora? Porque é período eleitoral? Não venha falar mentiras e inverdades”.
“Essa rodovia também é do Governo Federal e são mais de 100 quilômetros que atravessam a reserva indígena. O Governo Federal em 3 anos fez apenas 12 quilômetros. E o Governo do Estado em 3 anos fez 3 mil quilômetros de asfalto. Não tem como comparar. E pode ter certeza que vamos continuar errando, na opinião do Wellington, mas acertando ao fazer aquilo que é bom para a população de Mato Grosso”, disse.